INICIAÇÃO MUSICAL
INICIAÇÃO MUSICAL
Desenvolvendo uma Percepção
Desenvolver uma percepção harmônica é um trabalho que vem de dentro pra fora.
Primeiro vem o som
Quando um bebê escuta um som pela primeira vez, ele não está pensando em nome de nota, em conceitos, em matemática, em reconhecimento social, num público, em dinheiro, em sucesso, em carreira, em palco, na marca do instrumento, em currículo, em professor, em fracasso, em agradar ou desagradar os vizinhos, em surpreender, em conquistar alguém, em ganhar prêmio ou concurso.
Ele escuta o som.
Aprender Música pra que?
Essa é uma boa pergunta a se fazer antes de começar a estudar música.
Não tem resposta certa ou errada. Mas pra cada um, o motivo de aprender música é diferente.
Eu gosto de dar aula para levar a nossa atenção um pouco mais pra dentro e menos pra fora.
De vez em quando é bom organizar um pouco a cabeça. Assim, não fica tudo bagunçado lá dentro, e a gente pode olhar pra dentro com mais tranquilidade.
A música tem ritmo, melodia e harmonia.
O Ritmo é aquilo que faz a gente balançar. A melodia é aquilo que a gente pode cantar. Ela é “a música”. Quando nós reconhecemos uma música, reconhecemos ela pela melodia. Ela é o que dá pra registrar como sua, quando tratamos de direitos autorais. A melodia a gente cria e é nossa.
Quando lembramos do sentimento que temos quando escutamos uma música, estamos falando da parte harmônica. É a parte da música que está ligada a emoção. Essa é a parte mais delicada da musica. Por que mexe diretamente com as nossas emoções.